No último dia 13 de outubro, o Pesquisador da Embrapa Gado de Corte e especialista do Programa de Avaliação Genética das Raças Hereford e Braford (PampaPlus), foi homenageado em Sessão Plenária no Senado Federal com o título de “Herói da Revolução Verde Brasileira”. A honraria, concedida pelo Fórum da Inovação, Agricultura e Alimentos, iniciativa que reúne instituições como a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO/ONU), foi entregue para as dez personalidades que mais atuaram em prol do desenvolvimento da agricultura brasileira.
O título foi concebido diante dos enormes desafios que o Brasil terá pela frente sendo um dos maiores fornecedores de alimento do mundo. E Luiz Otávio, na condição de gerente do Arquivo Zootécnico Nacional do Zebu de Corte e do Programa Geneplus, tem contribuído e muito para o desenvolvimento da agropecuária. Desempenha liderança e colaboração em diversos projetos desenvolvidos pela Embrapa Gado de Corte.
“Luis Otávio, com sua visão aberta, prontamente atendeu a solicitação de parceria entre a Geneplus e a ABHB para juntos montar um programa de avaliação que atendesse as necessidades atuais dos criadores, sabendo da importância de uma associação capitanear e auxiliar aos criadores na seleção dos plantéis visando o melhoramento genético”, relata Thais Pires Lopa, Coordenadora de Melhoramento Genético da ABHB e da equipe do PampaPlus.
Tem experiência na área de Genética e Melhoramento Animal, com ênfase em genética quantitativa, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação genética, seleção quantitativa e genômica, programas de melhoramento genético considerando os grupos genéticos de zebuínos, compostos, adaptados e cruzados. Especialista do Programa de Avaliação Genética das Raças Hereford e Braford (PampaPlus), é palestrante assíduo dos cursos de melhoramento genético da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB).
Assim como Luiz Otávio, outros nove profissionais foram homenageados na cerimônia. São eles: Alberto Duque Portugal, Aroldo Galassini, Carlos Clemente Cerri, Geraldo Sant’ana de Camargo Barros, Heitor Cantarella, Lourival Carmo Monaco, Mauro de Rezende Lopes, Ruy de Araújo Caldas e Teresa Losada Valle.
Por Tatiana Feldens, reg. Prof. 13.654
Ascom ABHB