Alunos da UFRGS conhecem excelência das raças Hereford e Braford durante viagem de estudos a Bagé

12167768_10206853392746456_952987363_nA coordenação do Programa Carne Pampa recebeu no último dia 2 de outubro um grupo de estudantes de Agronomia e Zootecnia da UFRGS, que estiveram em Bagé para uma viagem de estudos. Acompanhados do Prof. Marcelo Abreu da Silva, o grupo ficou hospedado na Pousada Chácara das Roseiras e buscou aprender mais sobre sistemas de produção de gado de corte característicos da região de Bagé.

“Queríamos destacar o potencial produtivo das pastagens, para as possibilidades da intensificação do pastoreio e para a adaptação de animais de origem europeia, entre os quais, os da raça Hereford, que destacam-se por seu protagonismo e por suas características”, observou o professor.

Recepcionados pelo supervisor do Programa Carne Pampa, Raoni Lopes, o grupo pode se inteirar mais sobre o assunto com a palestra proferida por ele. “Foi uma conversa bem descontraída, pois se tratava de um grupo miscigenado, com alunos de diferentes semestres da faculdade”. O supervisor falou sobre o histórico das Raças e da Associação Brasileira de Hereford e Braford e seus mais de 55 anos de seleção e melhoramento genético e registro genealógico.

12166151_10206853392786457_1322204448_n“Descrevi o funcionamento do Programa Carne Pampa e a importância da utilização das raças Hereford e Braford, tanto para o melhoramento genético quanto para a produção de uma carne de qualidade”, contou. Os alunos também puderam esclarecer dúvidas com o zootecnista Ricardo de Souza Lopes, que explicou um pouco sobre as características das raças Hereford e Braford e sua precocidade.

Interesses

A atividade faz parte de uma ação desenvolvida pelo grupo de pesquisa e desenvolvimento APASTO-UFRGS. Criado em 1997, sob a coordenação do Prof. Marcelo, a APASTO-UFRGS desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão em produção animal em pastagens e planejamento de sistemas sustentáveis de produção agropecuária. Reúne atualmente, técnicos, professores e pesquisadores vinculados a uma dezena de instituições (UFPel, UFSM, UNIPAMPA, URCAMP, MAPA, IFSul, IAPAR, EMBRAPA CNPCT, EMATER RS, EPAGRI), além da UFRGS.

“Esta articulação”, explica Abreu da Silva, “coincide com as ações de qualificação da produção de gado de corte e de promoção da qualidade da carne que têm norteado a atuação histórica da ABHB no RS e mais recentemente nas demais regiões brasileiras”.

Por Tatiana Feldens, reg. Prof. 13.654

Ascom ABHB

Deixe um comentário

Fechar