Com o objetivo de dar ao produtor a oportunidade de conhecer e aplicar na prática o método utilizado por importantes e reconhecidos criatórios gaúchos, foi realizado ontem (06/10), em Alegrete, mais um Dia de Campo. Organizado pelo administrador da Fazenda São Manoel, Paulo Fleck, em parceria com a Agropecuária São Pedro, Estância Silêncio e Cabanha São Fernando, o evento contou com excelente público, demonstrando o interesse dos produtores em adquirir conhecimento e trocar experiências.
“Recebemos cerca de 150 pessoas, entre produtores, criadores, técnicos e demais interessados na integração lavoura-pecuária”, contou Fleck, que há mais de dez anos diversifica as atividades agrícolas e pecuárias da propriedade rural de forma planejada.
“Aqui promovemos a integração do cultivo de arroz à criação de gado de corte com baixo custo aplicado no pré-cultivo do arroz e excelente sistema de engorda de terneiros”, observou. Conforme ele, muitos produtores receiam integrar o gado à lavoura. “Estamos provando que não há o que temer. Preparamos o solo no verão com as taipas e plantamos o azevém, que servirá de pasto para os nossos terneiros num período aproximado de 90 dias. Com esta alimentação, eles chegam a engordar 700 gramas por dia”, explicou.
Essa integração possibilita que o solo seja explorado economicamente durante todo o ano ou, pelo menos, na maior parte dele, favorecendo o aumento na oferta de grãos e carne, por exemplo, a custos mais baixos devido ao sinergismo que se cria entre a lavoura e a pastagem.
Remate Conexão Pampa
A atividade também serviu para realizar a mostra de reprodutores e matrizes que irão a venda no Remate Conexão Pampa. O leião, idealizado por quatro tradicionais criatórios, multipremiados nas pistas e na produção, acontece no próximo dia 24 de outubro, quando serão ofertados 400 ventres registrados e 120 touros das raças Hereford e Braford, com transmissão pelo canal do boi a partir das 19h.
O remate ofertará a genética destes criatórios vencedores de grandes campeonatos em diversas pistas (na argola e nos rústicos); campeonatos nas Provas de Avaliação a Campo de Reprodutores HB – Embrapa/ABHB; campeonatos e premiações dos Frigoríficos pela qualidade de carcaça dos novilhos levados a abate; touros em centrais de inseminação; touros jovens entre os 1% melhores em sumários. Esses estabelecimentos aplicam as mais modernas e sustentáveis tecnologias para produção e melhoramento genético (FIV, TE, integração lavoura – pecuária, irrigação por pivot, rotação de pastagens, alimentação com palha de arroz, utilizando para melhoramento de seus planteis os renomados programas PampaPlus/Embrapa e Conexão Delta G).
CAAL
Após a produtiva visita ao campo, o público presente saboreou o melhor da genética bovina, degustando carnes selecionadas oferecidas pelos organizadores, que também contaram com o apoio técnico e parceria da Cooperativa Agroindustrial Alegrete Ltda (CAAL), que vê no Dia de Campo uma maneira de encurtar caminhos, pois dispensa o produtor de realizar experiências com técnicas às quais não domina, aproveitando o conhecimento adquirido e demonstrado pelos demais produtores. Para a CAAL, ao contrário do aprender fazendo, com o Dia de Campo o produtor absorve o conhecimento gerado pelo colega e pode colocar em prática a técnica com menores riscos de errar.
Por Tatiana Feldens, Reg. Prof. 13.654
Ascom ABHB