A quinta pesagem dos touros que participam da Prova de Avaliação a Campo (PAC), realizada no início de janeiro, apontou ganho médio diário (cumulativo) de 1,043 kg, para os exemplares da raça Hereford, e de 1,083 kg para os touros Braford. Os números refletem o período compreendido entre 18 de setembro de 2013, data da primeira pesagem, e 8 de janeiro de 2014.
Esta edição da PAC conta com 22 touros Hereford, e 14 Braford, de 13 criatórios. A alimentação dos participantes é composta por pastagens de inverno. De maneira geral, os animais são selecionados em uma condição ambiental que reflete a realidade das propriedades onde são utilizados na produção. Eles são testados no campo, e estão sujeitos aos efeitos da seca, bem como pastagens de área restrita.
Realizada pela Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), em uma parceria pioneira com a Embrapa Pecuária Sul, de Bagé (RS), a Prova visa identificar reprodutores com maior potencial genético, convertendo-se em uma ferramenta de apoio à seleção, estabelecendo um banco de dados com informações sobre a variabilidade dos parâmetros que compõem o índice produtivo das populações em teste. Para serem admitidos, diante deste contexto, os animais precisam estar entre os 40% melhores na avaliação a desmama nos programas de avaliação genética homologados pela ABHB.