Fazenda Santa Tereza faz Dobradinha e Vence a Prova de Ganho de Peso de Touros Hereford e Braford

Após 196 dias de avaliações, a Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), juntamente com a Embrapa Pecuária Sul finalizam a 5ª Prova de Avaliação a Campo de Reprodutores Hereford e a 16ª Prova para os reprodutores Braford, evento que vem sendo fundamental para o crescimento e desenvolvimento do criatório das raças HB no Brasil.

Essa edição das provas contou com a participação de 18 criadores que inscreveram 38 animais (18 Hereford ? 20 Braford), foram eles: Estância Guatambu (Dom Pedrito), Alvorada (Dom Pedrito ), Estância São Manoel (Alegrete), Agropecuária São Pedro (Alegrete), Fazenda Santa Tereza (Camaquã ), Pitangueira (Itaqui), Estância do Bolso (São Gabriel), Luz de São João (São Gabriel), Estância do Sossego (Uruguaiana), Fazenda Irapuá (Cachoeira do Sul), Cabanha Touro Passo (Uruguaiana), Estância Tamanca (Santa Vitória do Palmar), Estância Silêncio (Alegrete), Estância São Miguel (Uruguaiana), Agropecuária Santa Ana (Uruguaiana), Estância São Bento (Santana do Livramento), Estância Carcávio (Santana do Livramento) e Cabanha Pedra Grande (Santana do Livramento)

A ABHB também contou com o apoio da Forrageiras Santa Maria, para fornecimento de sementes para pastagens, da PUC-RS (Campus de Uruguaiana) para avaliações de ultra-som, Cotrijui, no fornecimento de ração para fase de suplementação a campo e Progen, para coleta de material genético dos touros campeões e Associação Nacional de Criadores ?Herd-Book Collares?.
Os resultados da PAC expressam o desempenho dos touros que apresentam a melhor combinação e equilíbrio entre as características de interesse econômico para a produção de carne avaliadas pela ABHB e Embrapa. As avaliações são feitas a partir de critérios exclusivamente técnicos. OS reprodutores foram avaliados, na média aos 19 meses de idade, considerando na composição do índice classificatório o peso final corrigido e ganho de peso, medidas corporais, conformação, padrão racial, exames andrológicos e ultrassonografia. A fase de avaliação da 5ª Prova de Avaliação a Campo Hereford e 16a PAC Braford teve início em 23 de setembro de 2010, sendo feitas 8 pesagens consecutivas até 07 de abril de 2011.

O campeão da 5ª PAC Hereford foi o touro E1120 da Fazenda Santa Tereza (Camaquã/RS), de Ney Arthur Azambuja com um peso final, em 07/04/2011, de 548 quilos e GMD (Ganho Médio Diário) de 1,158 kg, o segundo lugar foi da Agropecuária São Pedro (Alegrete/RS), com o touro ASP 9049 com o peso final de 522 kg e GMD de 1,133 Kg. O terceiro classificado, o touro I1271 da Estância Guatambu (Dom Pedrito/RS) de Valter José Pötter obteve GMD de 1,061 e peso final de 536 Kg.

A Prova também destacou animais Hereford líderes em algumas características específicas (corrigidas paras a idade de 18 meses), como o reprodutor E1120, campeão da prova, com o índice de AOL (Área de Olho de Lombo) de 64,53 cm². O Touro ASP 9049, segundo colocado, com a melhor avaliação para características raciais e conformação carniceira. Na característica EGS (Espessura de Gordura Subcutânea) ?, o reprodutor I1041, também da Estância Guatambu com 4,24 mm .
Relatório de Resultados 5ª PAC Hereford – 2010/2011

O título de campeão da 16ª PAC Braford ficou também com a Fazenda Santa Tereza de Ney Arthur Azambuja, o Touro E1541, terminou a prova com 536 quilos. Em segundo lugar ficou o Touro 9243 da Agropecuária Santa Ana, de Miguel Augusto Bárbara (Alegrete/RS) com 498 quilos. O terceiro colocado foi o reprodutor I065 da Estância São Manoel de Alfeu Fleck (Alegrete ? RS) que ficou com peso final de 516 quilos.
Destacando o touro vice-campeão, o 9243 da Agropecuária Santa Ana, com melhor índice de AOL, 62,10cm², no índice de EGS o destaque foi para o Touro I3180 da Estância Guatambu (Dom Pedrito/RS). O Touro campeão da PAC Braford, o E 1541, obteve também os melhores índices de conformação, padrão racial e caractere sexual.
Relatório de Resultados da 16ª PAC Braford – 2010/2011

Segundo, Paulo Azambuja, responsável técnico da Santa Tereza, campeã das duas raças: ?O Teste possibilita, fundamentalmente, uma comparação fidedigna entre materiais genéticos distintos, provenientes dos melhores criatórios gaúchos,tendo como um de seus principais atributos a eliminação do efeito ambiente. O que nos deixa extremamente satisfeitos é o fato destes resultados expressivos repetirem-se ano após ano em ambas as raças, evidenciando que estamos no rumo certo, consolidando nossa genética, e incentivando-nos a seguir em frente neste grande desafio.?

? Participamos de todas as PACs que ABHB vem realizando desde 2004, com nossos animais sempre obtendo boas colocações e tendo vários touros com destaque em diversas características. Esse 2º lugar vem coroar o trabalho de melhoramento genético que vem se conduzindo na Agropecuária São Pedro ao longo dos últimos 20 anos.Para nós, por participarem animais de várias regiões, a prova funciona como um indicativo da capacidade de nossos animais de se destacarem ou se equipararem em relação aos demais, mostrando que estamos fazendo um bom trabalho de seleção”, comemora Thais Pires Lopa, sócia-proprietária do estabelecimento. Alfeu Fleck, proprietário da São Manoel diz que sempre procurou enviar para a prova animais potenciais ganhadores de peso, ?sempre acreditamos na seriedade da PAC e quando só enviávamos Hereford, sempre acertamos nas escolhas, e agora com o Braford acertamos de novo?, diz o criador.

Para Valter Pötter, proprietário da Estância Guatambu ?é uma grande satisfação constatar que o trabalho da Guatambu na seleção de bovinos e, ano após ano, destacado em provas de produção oficiais. Isso indica que a opção do melhoramento utilizando recursos técnicos e científicos, como as avaliações genéticas das características produtivas, é um caminho consistente para se chegar a animais eficientes e produtivos. O criador ainda ressalta que ?manter esta sólida regularidade de desempenho todos os anos que participamos do PAC nos dá segurança e confiança da estratégia escolhida, ainda mais por sabermos da seriedade e idoneidade dessa prova zootécnica promovida pela Embrapa e ABHB?.

Para a ABHB, pioneira em provas de ganho de peso no Brasil, a prova é de vital importância para os criatórios de Hereford e Braford e para a criação comercial, pois aponta através de métodos científicos as características dos touros para melhorar os rebanhos de corte. Atenta as necessidades da pecuária moderna, nessa edição da PAC a entidade avaliou também os animais por um período com suplementação concentrada a campo, de forma a mostrar o desempenho desses animais para esse sistema produtivo.

Fechar