5ª Gira Internacional hb Movimenta Fronteira Oeste do rs

Realizada pelo Núcleo Fronteira Oeste de Hereford e Braford, com o apoio da Associação Brasileira de Hereford e Braford, a 5ª Gira Internacional de HB movimentou, entre os dias 12 e 14 de setembro de 2013, os municípios de Uruguaiana e Itaqui, na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul.

Cerca de 300 pessoas participaram da programação da Gira, que contou com visita a criatórios e uma central de inseminação, todas participantes do Projeto Setorial Brazilian Hereford & Braford, parceria entre a Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

A gira teve início com uma visita à CORT Genética Brasil, em Uruguaiana/RS, central de Inseminação Artificial onde foram apresentados touros das raças Hereford e Braford coletados pela empresa. Segundo Antonio Cabistani, proprietário da CORT, os critérios utilizados pela empresa para a contratação de touros inicia nas pistas de julgamento, passando pelas Diferenças Esperadas de Progênie (DEPs) e marcadores moleculares: ?São características que estão fixadas no DNA do animal e que são relacionadas ao sistema de produção. Elas garantem os atributos do produto, como o sabor e a maciez, e outros, que apontam os índices produtivos de cada animal.?

Ele comentou ainda que a empresa é uma multiplicadora de genética, que busca animais diferenciados dentro de uma grande população para oferecer esse material genético aos produtores interessados.

Logo após, os participantes deslocaram-se para a Cabanha Santa Ana, de Miguel Barbará, que apresentou touros da raça Braford, os programas de melhoramento utilizados pelo criatório e animais que serão oferecidos durante os leilões de primavera. Segundo Barbará, a grande participação de público durante a Gira é uma prova do ótimo momento das raças no país: ?Estamos em um momento muito bom para as raças, que crescem anualmente. Isso é o fruto da dedicação de cada criatório?

A terceira visita da Gira foi na Cabanha Touro Passo, de Ricardo Duarte. Na propriedade, Grande Campeã Polled Hereford Fêmea de argola na Expointer 2013, bem como a progênie dos machos da mesma raça. Para o proprietário, Ricardo Duarte, a intenção foi de mostrar produtos, realizando uma explanação do método de trabalho e origem do rodeio. ?Tivemos a origem de nosso rebanho com genética importada, mas com o sério trabalho de seleção que realizamos, buscamos um pedigree nacional. Hoje temos animais com cinco gerações nascidas no Brasil.?.

O segundo dia da gira iniciou na Cabanha Pedro Surreaux, de Jarbas Arraes, onde também foram apresentados as ofertas de primavera da propriedade. Para Arraes, a gira é importante para mostrar o que cada propriedade tem de melhor, trocar conhecimentos e experiências: ?É muito importante a troca de experiências entre os criadores. É sempre bom visitar, olhar e aprender. Além disso, também observamos as tendências de mercado, fazendo contatos com o investidores. É muito bom recebermos um investidor, e saber o que ele busca para sua propriedade.?

A quinta propriedade por onde passou a gira foi a Estância Sossego, de Ana Maria Ormazabal Moura e Bolivar B. Moura. Luciano Dornelles, administrador da estância, comentou que o trabalho na Estância do Sossego iniciou em 2002, e os participantes da gira foram apresentados a um sistema de produção de ciclo completo, com cria, recria e terminação. Além disso, do rebanho eles retiram também os touros e ventres oferecidos no remate anual do criatório e para venda direta. Dornelles explicou que no criatório, utilizam várias técnicas para a seleção: ?Aqui nós utilizamos o entoure normal, a Inseminação Artificial, IATF, Transferência de Embrião e Fertilização in vitro. A partir daí, selecionamos o nosso gado.?

Ele apontou a Gira como uma forma de fazer contatos entre os criadores, mostrar a propriedade e como é formado o gado dentro de cada sistema, cada criatório, a adaptação do gado e muitas outras formas de fomentar as raças: ?Queremos mostrar nosso trabalho, mas, principalmente, a qualidade da nossa raça.?, terminou.

Após a Estância do Sossego, a comitiva foi até o Condomínio Agropecuário Nova Aurora e Anjo da Guarda, últimas propriedades a serem visitadas no município de Uruguaiana durante a 5ª Gira e atual vencedor do ranking de criadores das raças Hereford e Braford. Na propriedade foram apresentados plantéis das raças Hereford e Braford, e o sistema de produção utilizado: ?Nós possuímos plantéis das raças Hereford (mocho) e também da Braford. Desses plantéis retiramos os reprodutores que vão a leilão, bem como os animais que vão para a cabanha, onde são preparados para exposições. Aqui também apresentamos nosso manejo, realizado com a integração lavoura pecuária, com ciclo completo de cria. Nossa genética é basicamente brasileira, que trabalha desde os anos 20 com a raça Hereford, e desde o início da raça Braford com a mesma.?, disse Frederico Sastre, administrador do condomínio, que completa: ?É necessário um trabalho sério e com orientação. Assim colheremos bons frutos.?

O último dia da Gira aconteceu no município de Itaqui. Com uma visita à Pitangueira, de Pedro Monteiro Lopes, o grupo foi apresentado ao rebanho que venceu o ranking de criadores da Raça Braford por 10 anos consecutivos. Pedro Monteiro Lopes, que também é vice-presidente da ABHB, comentou a importância da 5ª Gira Internacional de Hereford e Braford: ?É uma satisfação poder receber um número expressivo de amigos. A Pitangueira busca ter um ótimo relacionamento com todos os parceiros, investidores e amigos. A Gira é uma maneira de mostrar como é o trabalho realizado por todos os nossos funcionários, aos quais devemos, também, a boa imagem da Pitangueira no mercado. Este evento é o momento de mostrar com transparência o manejo em nossa propriedade.?

O preisidente da ABHB, Fernando Lopa, comemorou o sucesso de mais uma edição da Gira Internacional de Hereford e Braford: ?Foi um evento fantástico. Contamos com uma grande presença de público, que acompanhou e viu de perto o modo como nossos associados selecionam e realizam o manejo de seus rebanhos visando uma pecuária mais eficiente. As raças passam por um momento de plena expansão no Brasil e nós devemos mostrar toda a qualidade do Hereford e do Braford, bem como os resultados da utilização dessa genética comprovada.?, disse.

Fechar