Realizada pelo Núcleo Gabrielense de Hereford e Braford (NGHB) entre os dias 13 e 15 de setembro nos municípios de Rosário do Sul, Santa Margarida do Sul, São Gabriel e São Sepé, a 4ª Gira Internacional de Hereford e Braford ? A Rota da Genética Sustentável e Adaptada – que também fez parte da programação do BHB International Road Show, contou com a participação de grande público, somando 300 criadores e técnicos oriundos do Brasil, Colômbia, Equador e Panamá.
O foco desta gira foi mostrar aos participantes casos de sucesso do uso da genética Hereford e Braford em sistemas de integração lavoura/pecuária em sintonia com o meio-ambiente, além de demonstrar a adaptabilidade dos animais das raças HB nos mais diversos ambientes de produção das regiões visitadas.
Para Joaquim Hernandez, presidente do NGHB, a 4ª Gira alcançou todos os objetivos propostos: ?revisamos fazendas produtoras de genética de ponta, inclusive com transferência de embriões. Vistamos propriedades com uma grande integração lavoura/pecuária produzindo animais Hereford e Braford em cima de pastagens formadas nas restevas de soja e arroz. Passamos por estância de gado de cria em cima da serra do sudeste com campos nativos onde a pedra aflora. Estivemos também nas várzeas do Rio Santa Maria, onde dependendo do ano a propriedade fica com mais de 60 % alagada?, conta Hernandez.
A primeira propriedade por onde passou a Gira, na quinta-feira (13 de setembro) foi a Fazenda Cinamomo (Agropecuária Sereno), em São Sepé, onde foram recebidos pelo proprietário, Marcelo Xavier, reunindo pessoas de diferentes regiões, climas e pastagens, o que para Xavier é de suma importância para a evolução das raças Hereford e Braford. ?A Gira deste ano foi realizada em uma Região com climas e pastagens muito distintos, diferente do que acontece nas regiões de fronteira, por exemplo. Na Cinamomo nós mostramos animais da Raça Braford de todas as categorias do rebanho e demos uma grande ênfase na Transferência de Embriões, por acreditarmos que é o caminho mais curto para multiplicar uma genética de qualidade? apontou Xavier.
Dando continuidade, ainda na quinta-feira (13/09), a comitiva se deslocou para a Estância do Bolso, de Geraldo Estrazulas Pereira de Souza, acompanhados pelo técnico Marco Antônio Bastos. Bastos comemora o sucesso da Gira esse ano: ?Conseguimos mostrar em três dias uma diversidade grande de ambientes. Na Estância do Bolso, por exemplo, apresentamos animais das raças Hereford e Braford em regime de pastagem de aveia e azevém, que impressionaram o público?, exalta o Inspetor Técnico.
Logo após as visitas, a comitiva se deslocou para São Gabriel, onde aconteceu a primeira noite de confraternização, no Boteco Spin.
Já na sexta-feira (14 de setembro), as visitas iniciaram na localidade do Cerro do Ouro, onde visitaram as estâncias Santa Lucia e Retiro do Ouro (PAP Namur Paixão Suñe). Recepcionados por um dos proprietários, Matheus Suñe Polidoro, e pelo Inspetor Técnico, Eduardo Valério, que mostraram o sistema de produção da propriedade, a pasto nativo e com afloramentos rochosos, e a grande adaptabilidade dos animais das raças Hereford e Braford nesse ambiente. ?A visita contou com um grande número de participantes, cerca de 120, aos quais mostramos nosso sistema de produção e lotes de animais em campo nativo. O objetivo da Gira, contextualizar a adaptação das raças nos diferentes ambientes foi muito bem aproveitado em nossa região, onde temos uma grande diversidade de pastagens e climas? disse Valério. Ele comentou também que apresentaram animais da ponta do ciclo nas propriedades, que vão participar da próxima etapa do Circuito de Concurso de Carcaças Carne Pampa®, que ocorre no próximo dia 19 de setembro em São Gabriel.
Seguindo a programação, a segunda propriedade visitada na sexta-feira foi a Estância Santa Adriana, de Milton Vieira da Costa. Com a presença do presidente da ABHB, Fernando Lopa, junto à comitiva, onde foram recepcionados pelo proprietário e pelo administrador e técnico, Ricardo Borges, que contaram um pouco da história de propriedade e do manejo que realizam para obter a máxima eficiência dos animais HB em áreas de várzea, onde a propriedade, por vezes, fica com 60% de sua extensão embaixo d?água. Após o almoço os cerca de 80 convidados visitaram os diversos lotes de animais recriados em campo nativo, lotes de touros, vacas de cria e de novilhos jovens acabados em pastagem de azevém e aveia com suplementação a campo, para abate com cerca de 500 kg de peso vivo.
Ao final da programação, os visitantes participaram de um jantar especial no Parque de Exposições Assis Brasil (São Gabriel) com apresentações de danças típicas do Rio Grande do Sul e tango.
No último dia (sábado) os participantes visitaram a Estância Luz de São João, de Celso Jaloto Ávila Júnior. Apesar da chuva, cerca de 120 pessoas estiveram presentes, mostrando o interesse tanto de criadores de gado comercial, quanto registrado, nas raças Hereford e Braford.
O proprietário comentou o excelente resultado da Gira: ?Apesar da chuva, tivemos uma adesão de grande público no sábado. Na Luz de São João, apresentamos lotes de animais por categoria, como novilhas HB de sobreano, vacas Hereford, vacas Braford ½ sangue, vacas 14/38, vacas Hereford com cria ao pé de touros ¾, lotes de vacas com produtos gerados por embriões Braford, animais de argola e touros HB de 2 anos. Como tínhamos um grande público voltado ao cruzamento industrial e rebanho registrado, decidimos por mostrar algumas das possibilidades de cruzamento. Mostramos os bons resultados de animais criados em pasto em um período de chuvas escassas, provando a rusticidade e adaptabilidade dos animais Braford em campos de várzea e solo argiloso, com 90% de campo nativo e 10% cultivado com azevém e aveia? terminou Jaloto.
Fechando a ação a comitiva se deslocou até o município de Rosário do Sul, onde visitaram as estâncias da Ponta, de Ana Camps, e Umbu, de Aníbal Camps. Conforme o inspetor técnico da ABHB responsável pelas propriedades, Marcelo Louzada, apesar da chuva, também houve uma grande participação de público, ao qual foi mostrado todo o sistema de produção genética e de produto final (novilhos para abate). ?Nós apresentamos lotes de fêmeas e machos da Raça Braford. Separamos fêmeas primíparas com cria ao pé em regime alimentar a campo, animais que estão sendo preparados para as feiras e exposições de 2013 procurando evidenciar a adaptabilidade desses animais e a otimização do processo de produção de carne com qualidade e quantidade?, termina Louzada.
Logo após, os convidados participaram da degustação de um novilho com 20 meses oriundo de um lote que irá participar no próximo dia 19 da etapa São Gabriel do Circuito de Concurso de Carcaça Carne Certificada Pampa®.
Para o presidente da Associação Brasileira de Hereford e Braford, Fernando Lopa, o evento visa transferir os conhecimentos, adquiridos por criadores que obtém maior rentabilidade no seu negócio através da utilização da genética Hereford e/ou Braford nos seus sistemas de produção, reunindo criadores de várias regiões e países, permitindo a esses trocarem experiências entre si que possam ser usadas para melhorar sua rentabilidade. ?A Gira é focada no resultado para o bolso do pecuarista, por isso o grande interesse em ver o que está se fazendo para aumentar a produtividade no negócio?, afirma Lopa.
Fotos do evento estão disponíveis em nossa Galeria de Imagens e na página da ABHB (Criador Pampa) no Facebook.